terça-feira, 9 de agosto de 2016

UFBA: estudantes interditam avenida por transporte 
urbano e segurança pública em Vitória da Conquista
BLOG DO ANDERSON

Fotos: BLOG DO ANDERSON
Estudantes da Universidade Federal da Bahia realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (8). O ato aconteceu entre a avenida Olívia Flores e rua Rio de Contas, Zona Leste de Vitória da Conquista. Com placas, cartazes e palavras de ordem, os discentes do campus Anísio Teixeira cobravam melhorias no transporte coletivo urbano e pediram segurança pública nas adjacências da instituição.
O manifesto acontece após diversos assaltos tanto a universitários como também a outras pessoas que tem que se deslocar até o ponto de ônibus localizado na Olivia Fores, em frente ao Centro Especializado de Marcações de Exames (CEMAE). “ Nós, estudantes e trabalhadores (as) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) há muito tempo sofremos com a falta de ônibus que façam esse trecho, com a falta iluminação e segurança pública. As empresas privadas alegavam que não seria lucrativo fazer o trajeto da UFBA, sendo que o trajeto demora aproximadamente 1:30 e garante a segurança de TODOS (AS)! 
Diversas atividades ocorrem no período da noite e todos (as) têm medo de voltar para casa, como cursinho pré-vestibular, curso de inglês, reuniões e outras tentativas de construir atividade acabam sendo esvaziada devido o perigo de deslocamento da UFBA até o ponto do CEMAE na Av. Olívia Flores. Nós, estudantes, somos restringidos de utilizar a Universidade no período da noite, e quem o faz, corre o risco de ser assaltado, violentado, etc., como aconteceu ontem (04/08/2016), que houve um arrastão nesse trajeto e este, não foi um caso isolado. Além disso, temos ciência de que não é apenas o acréscimo da rota dos ônibus que irá nós manter em segurança.
Por isso, estamos acionando a Prefeitura e a o Serviço de Segurança Pública para garantia da nossa segurança e iluminação nesse trajeto. É necessário que todo o Poder Público se atente a essas questões, que sem dúvidas não ocorrem apenas na UFBA, mas em diversos bairros, principalmente periféricos de Vitória da Conquista – Bahia, onde nós não temos garantia do Direito à Cidade, pois a todo o tempo somos restringidos a andarmos pelas ruas sem que o Estado garanta nossa segurança”, explicou Ellen Lima, militante do Movimento Estudantil da UFBA e do Levante Popular da Juventude.
Durante a intervenção todos os veículos das duas companhias que operam na Capital do Sudoeste Baiano [Vitória e Cidade Verde] tiveram que passar em frente ao campus antes de seguir o seu itinerário. Agentes do Sistema Municipal de Trânsito (SIMTRANS) e fiscais da Cidade Verde Transportes acompanharam as reclamações. A Prefeitura de Vitória da Conquista não se manifestou sobre o assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário