Governo comemora uma semana sem homicídios em Vitória da Conquista
por Mateus Novais-BRG
Os números de homicídios em Vitória da Conquista têm alcançado níveis absurdos. Desde o primeiro dia do mês de janeiro deste ano, já foram registradas 191 mortes violentas no município – estes dados ainda deixam de fora as mortes em confronto com a polícia. Os dados são tão alarmantes que a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) comemora o fato de não registrar nenhuma morte no período de uma semana.
Em nota publicada no site oficial, o Governo do Estado comemorou que desde a última segunda-feira (14) não há registro deste tipo de delito na cidade. “Foram seis dias sem Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)”, aponta a SSP.
O comunicado ainda aponta que a criação do Núcleo de Tóxicos e Entorpecentes, vinculado à Delegacia de Homicídios, em fevereiro deste ano tem mostrado resultados positivos. “Desde o início de 2016 ações das polícias Civil e Militar, com apoio do Ministério Público e da Justiça, já apreenderam mais de 12 toneladas de drogas e tiraram de circulação aproximadamente 100 armas de fogo, desestabilizando as organizações criminosas que agem na cidade”, diz.
O diretor do Departamento de Polícia do Interior, Ricardo Brito, avalia que os números na região ainda não são os ideais, porém as polícias estão trabalhando integradas para garantir mais segurança para a população conquistense, garantindo índices melhores no segundo semestre deste ano.
Estatística
Somente neste ano, quase 191 mortes foram registradas, cerca de 27% a mais que o total de todo o ano de 2015, quando foram registrados 137 homicídios. Uma média de mais de mais de uma morte por dia em 2016 – mais da metade dessas vítimas são adolescentes entre 14 e 18 anos.
Em janeiro deste ano, a ONG mexicana Seguridad, Justicia y Paz (Segurança, Justiça e Paz) divulgou uma pesquisa com as 50 cidades mais violentas do mundo em 2015. Vitória da Conquista aparece na 36º colocação. No topo da lista está Caracas, a capital da Venezuela, com 119,87 homicídios a cada 100 mil habitantes. O ranking foi elaborado com base no número de homicídios dolosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário