Ricardo De Benedictis
Recebi em nossa casa, pelas mãos do amigo comum e filósofo, Edmilson Santos Silva – Mover, mais uma publicação do Historiador e Professor Durval Lemos Menezes. Como marca do bom gosto do autor, o livro em questão veio com uma singela dedicatória, fruto da generosidade do amigo e confrade que faz citações ao meu humilde nome, cuja deferência não me canso de agradecer e depositar na minha cota de gratidão pela pequena, mas aprimorada plêiade de amigos que conquistei nestes 34 anos da minha chegada definitiva a Vitória da Conquista.
A obra em tela é mais um trabalho de significativa importância para a História de Vitória da Conquista, escrita pelo historiador e professor conquistense, Durval Lemos Menezes, que assim, traz-nos à luz a memória imortal da migração de parte da população miguelense que veio para Conquista em busca de sonhos de crescimento, tão natural ao ser humano, e que aqui chegando, uns depois outros, integrou-se à comunidade, ajudando-a a desenvolver seu comércio e sua indústria, posteriormente enveredando pela área da Educação, ajudando a transformar Vitória da Conquista num grande pólo Educacional do Nordeste, na sua brilhante trajetória para chegar ao século XXI, como a segunda cidade do interior da Bahia, atualmente com mais de 370 mil habitantes.
Desfilam nas 466 páginas deste livro, dezenas de miguelenses que vieram e aqui constituíram família, muitos deles, atraídos pelo sucesso dos seus parentes que vieram à frente e aqui os acolheram com fraterna atenção. A partir da família Bittencourt, dos Andrade, Pereira, Couto, Fernandes e tantas outras, um sem número de pessoas que contam atualmente mais de dez mil pessoas, através dos seus filhos, netos e bisnetos. É a