quarta-feira, 22 de março de 2017

Festival Internacional de Artistas de Rua em Vitória da Conquista
Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro 71 98896-5026
Sucesso durante os três dias de apresentação em Salvador, a 13º edição do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia está chegando em Vitória da Conquista para apresentações nos dias para o interior do estado com apresentações em Jequié, Vitória da Conquista  dias 23 e 24/03, a partir das 17 horas  no Centro Cultural Glauber Rocha, na Feirinha do Bairro Brasil com acesso também pela Av. Brumado.
Este ano o Festival Internacional de Artistas de Rua faz uma homenagem às mulheres. Das 19 atrações, 15 delas são apresentadas por mulheres.

Artistas da Argentina, Chile, Uruguai, Alemanha, Rússia, Itália, Reino Unido e Bélgica, além do Brasil, fazem apresentações de contorcionismo, malabarismo, dança, clown, poesia, música, rap e hip hop e beatbox. Dez das atrações são musicais.
O 13º Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Artistas que irão se apresentar em Vitória da Conquista:
A Currute Poesias e Urbano Poeta – poesia + rap-hip hop – Brasil
Cronopia – contorcionismo – Argentina
Cia de Dança Enigma de Rua – dança de rua – Brasil
Franxi Natra – clown hoola hoop – Itália
Guy Roberts – música – violão, gaita e voz – Reino Unido
Geovanna Costa – música – MPB – Brasil
Grupo Barlavento – música – samba – Brasil
Homem Banda – música – Homem-Banda – Alemanha
Kari Kolorida – estátua viva – Brasil
Laura Dilettante – música – acordeom e voz – Alemanha
Maracatu Ventos De Ouro – música – maracatu – Brasil
Mencho SoSa – futebol – malabarismo – Argentina
Monique Espirart –
Informações sobre os artistas
A Currute Poesias e Urbano Poeta (Brasil) – Poesia, Hip-Hop – Todas as cidades – O espetáculo traz um recital poético e musical que abrange diversas vertentes da música e da literatura. A união das vozes de Taíssa Cazumbá, poetisa e atriz baiana, e de Marcos Cacequi, músico e M.C. gaúcho, traz composições autorais, algumas de autores consagrados, que dialogam com o cotidiano das pessoas, de forma simples e dinâmica, facilitando o acesso do público à arte.
Cia de Dança Enigma de Rua (Brasil) – Dança – Vitória da Conquista – O projeto tem como objetivo a realização de um espetáculo de dança voltado a todo tipo de público, com estilos de danças urbanas e danças populares do Brasil como o Axé e o PopFunk, mostrando a cultura da dança em seus mais variados aspectos como arte, lazer, luta social, educação, atividade física e filosofia de vida.
Cronopia (Argentina) – Contorsionista – Todas as cidades – No seu espetáculo `Maromas´ Cronopia mostra técnicas de acrobacia do circo na rua. A performance combina contorções com deslocamentos incluindo também a manipulação de chapéus e saltos acrobáticos, entre outros.
Franxi Natra (Itália) – Clowna e Acrobata Hoole-Hoop(Bambolê) – Todas as cidades – Franxi Natra já nasceu palhaça. No seu espetáculo `Interferência´ ela mistura a técnica circense do Hoola-Hoop (Bambolê) com humorismo e simpatia. Pela primeira vez no Brasil, Franxi Natra já apresentou a sua performance em vários países como Espanha, França, Itália, Suíça, Áustria, Alemanha, Coreia do Sul, Macedónia, Croácia, México, Argentina e Polônia.
Geovanna Costa (Brasil) – Música MPB e Samba – Todas as cidades – A cantora, compositora e instrumentista Geovanna Costa apresenta o show `Pérolas do Samba´, uma homenagem às maiores cantoras e compositoras brasileiras do Samba. Dentre as músicas que vão fazer parte do show estão releituras de clássicos de Dona Ivone Lara e Leci Brandão, além de canções compostas e interpretadas por mulheres da nova geração e composições próprias.
Grupo Barlavento (Brasil) – Música, Samba de Roda – Todas as cidades – 
O samba de roda é a alma musical do Recôncavo Baiano. Davizinho de Mutá e Hamilton Reis são os líderes do grupo, o único que tem participado em todas as edições do Festival de Rua. Este ano eles vão balançar as ruas e praças das cidades do Festival com um repertório especial, homenageando e celebrando as mulheres.
Guy Roberts (Reino Unido) – Música, Voz, Violão e Gaita – Todas as cidades – Guy começou tocar violão na idade de oito anos e ganhou a sua primeira gaita quando tinha nove. Gravou discos pela Warner Brothers como compositor, assim como música para filmes e publicidade. Guy Roberts desenvolveu o seu estilo particular tocando junto com grandes artistas como Gary Moore e Papa George e também com orquestras de música clássica. No festival de Rua, em homenagem às mulheres, Guy vai cantar somente canções que falem de mulheres ou que tenham sido compostas por elas.
Homem Banda (Alemanha) – Música, Homem Banda – Todas as cidades – Bernard M. Snyder, o diretor artístico do Festival, viaja o planeta há 35 anos, tocando bateria, violão, gaita e cantando ao mesmo tempo. Este ano, em homenagem às mulheres, Bernard vai apresentar um repertório de músicas originalmente cantadas por cantoras femininas.
Kari Kolorida (Brasil) – Estátua Viva – Todas as cidades – Carina dos Reis, ou Kari Kolorida, impressiona o seu público com a técnica de estátua viva e com a sua performance poética. Inicialmente as pessoas se perguntam se é estátua ou mulher, depois descobrem que é de carne e osso e se divertem observando o mesmo processo na reação dos outros espectadores…
Laura Dilettante (Alemanha) – Música, Accordeon e Voz – Todas as cidades – Laura Dilettante é considerada `um pouquinho doida e muito charmosa´. Estudou voz e composição na Escola de Música Jazz em Arnheim, Holanda, e continua desenvolver a sua performance viajando e apresentando-se principalmente na Europa e nos EUA. Laura toca canções de autoria própria, antigos números de cabaré e interpretações de grandes sucessos da música pop, sempre no seu estilo pessoal e simpático.
Marcos Affonso e Faustina Pineyrua (Brasil – Uruguai) – Dança, Tango – Todas as cidades – O espetáculo traz o ambiente do Tango para a rua, apresentando três números  de tango-dança e um de milonga, ritmo próximo ao tango. Entre cada música os dançarinos interagem com o público contando um pouco da história e a mitologia tangueira, e no final os espectadores são convidados para dançar ao ritmo do dois por quatro.
Mencho Sosa (Argentina) – Show de Futebol – Todas as cidades – Mencho Sosa é um jogador de futebol que decidiu trocar os campos de futebol para o ambiente da rua, misturando freestyle futebol com malabarismo clássico e humorismo. Este peculiar personagem reúne a paixão do futebol com a magia do circo, transformando assim o picadeiro num festivo domingo no estádio.
Monique Espirart (Brasil) – Show de Fogo – Todas as cidades –‘Descobrimos’ Monique em Juazeiro em 2006 quando o festival aconteceu por lá pela primeira vez e ela tinha apenas começado a desenvolver o seu show de fogo. São poucas as mulheres que trabalham com este tipo de espetáculo, e  o de Monique está entre os melhores shows de fogo do país. É um prazer enorme poder contar mais uma vez com a presença de Monique Espirart no Festival de Rua.
Olya Keks (Russia) – Beatbox – Todas as cidades – Olya publicou o seu primeiro vídeo com a idade de 11 anos, aos 16 ela já foi finalista do programa televisivo `Ucrânia tem talento´. Criada em São Petersburgo, capital cultural da Russia, Olya Keks continua explorando os limites da voz humana, inspirando e impressionando o seu público com uma performance que também inclui flauta e loop station.
Pauline Zoe (Bélgica) – Acrobacia, Roda Cyr – Todas as cidades – Como resultado da sua paixão pelo circo e suas numerosas viagens a festivais internacionais de arte de rua, Pauline apresenta uma performance que inclui manipulação de objetos, dança e roda cyr. Criada na Bélgica e viajando o mundo inteiro, Pauline Zoe estudou Artes Cênicas na UFMG, em Belo Horizonte.
Teatro Coletivo Nós (Brasil) – Teatro – Jequié – No espetáculo “Atritos do Corpo Nostálgico” quatro performers compõem suas ações programadas, a partir da exploração do espaço. A técnica utilizada é a dos Viewpoints, técnica que migrou da dança para o teatro e atualmente é utilizada no treinamento de performers.
PF prende policial federal e blogueiros no MA por informações vazadas sobre operações
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
PF prende policial federal e blogueiros no MA por informações vazadas sobre operações
A Polícia Federal do Maranhão deflagrou uma operação nesta terça-feira (21) para cumprir mandados de prisão temporária contra três blogueiros e um policial federal que já atuou como secretário adjunto de Inovação Penitenciária do Estado. De acordo com a PF, ele revelava antecipadamente fatos sob sigilo de Justiça a blogueiros, que ameaçavam funcionários públicos e empresários, e pediam valores em troca da não divulgação das investigações contra eles. Os investigados aproveitavam o acesso às informações vazadas e fugiam ou destruíam provas. Além dos quatro mandados de prisão temporária, os cerca de 80 policiais federais que atuaram na operação também cumpriram quatro mandados de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão. A Operação da PF, batizada de Turing, apura ainda possíveis frustrações do caráter competitivo de licitações do sistema prisional, assim como eventuais desvios na execução de verbas públicas.
A Serra do Piripiri, a habitação popular e o compromisso com as futuras gerações 
*por André Ferraro


A primeira abordagem oficial consistente da questão ambiental em Vitoria da Conquista se deu no inicio de 1989, quando o então prefeito Murilo Mármore, hoje procurador geral do município, baixou um decreto considerando de utilidade publica toda a área da Serra do Piripiri acima da cota mil, e ainda no seu mandato criou a secretaria municipal do meio-ambiente.

Em 1996, o então prefeito José Fernandes Pedral Sampaio declarou, por meio do Decreto 8.695, que 500 hectares deveriam ser preservados como Área de Proteção Ambiental, tombando a área e proibindo a extração mineral e o desmatamento do principal marco geográfico e histórico de Vitória da Conquista e nascente do Rio Verruga.

Controlar o avanço de “ocupações inadequadas” sobre a Serra do Piripiri – importante reserva da Mata Atlântica que se encontrava então em franco processo de degradação e seriamente ameaçada por uma extração mineral predatória –: eis um dos argumentos centrais do Decreto 9.480, de 1999, que criou o Parque Municipal da Serra do Piripiri.

E é nesse decreto que cria o Parque – e que amplia para 1.300 hectares a área protegida – que está mais claramente identificado o objetivo de conter o avanço de habitação irregular: “o uso e a ocupação inadequados vem causando prejuízos ambientais e urbanos, tornando necessário planejar o uso do solo na cidade”. O

segunda-feira, 20 de março de 2017

Executivo da BRF tinha acesso a sistema do Ministério da Agricultura, diz PF
Foto: ANPr/ SINDIAVIPAR
Executivo da BRF tinha acesso a sistema do Ministério da Agricultura, diz PF
Grampos da Polícia Federal no âmbito da Operação Carne Fraca, deflagrada nesta sexta-feira (17) revelam que funcionários da BRF chegavam a acessar, dentro do Ministério da Agricultura, sistemas de emissão de certificados que atestam a qualidade de produtos. As investigações miram agentes de fiscalização das Superintendências de Minas e Goiás, vinculadas à pasta. A decisão do juiz federal Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Criminal Federal de Curitiba, base da Operação Carne Fraca, que decretou prisões preventivas, temporárias, conduções coercitivas e buscas e apreensões contra os investigados, revela que o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Brasil Foods (BRF S/A) Roney Nogueira dos Santos influencia de escolha e substituição de fiscais para as unidades da empresa à liberação de unidades às vésperas de serem interditadas. A fim de exercer e manter influência sobre as fiscalizações, o executivo, segundo o juiz, alcança dinheiro a servidores públicos, remunera diretamente fiscais contratados, presenteia com produtos da empresa, se dispõe a auxiliar no financiamento de campanha política e até chamado a intervir em seleção de atleta em escolinha de futebol. As gravações da Polícia Federal autorizadas pela Justiça dão conta de diálogos entre Roney Nogueira dos Santos e o fiscal do Ministério da Agricultura Daniel Gouvêa Teixeira, denunciante do esquema, sobre a existência de fiscais da pasta que deixavam funcionários das empresas ocuparem suas mesas no órgão público, utilizando senhas de acesso para a emissão de documentos. Em um áudio interceptado, o denunciante diz ao empresário que uma funcionária ficou sozinha, em uma sala do Ministério, manipulando os documentos.
Sete meses após ter casa demolida, idosa ainda aguarda reconstrução
A idosa Valdete Almeida, de 84 anos, que teve sua residência destruída pelo empresário Allan Kardec, no dia 30 de agosto de 2016, ainda não sabe quando voltará para casa. Ela está abrigada na casa de um sobrinho, desde o dia da demolição. Já o seu filho, que morava com ela, passou a viver em um imóvel alugado pela família, porque tem problemas mentais e não conseguiu se adaptar com a vida na casa do primo.
Sete meses após o crime, a situação vivida por Dona Valdete está longe de ser resolvida. De acordo com informações da advogada da família, Cristiane Gobira, uma determinação da Justiça, expedida em dezembro, previa que o empresário Allan Kardec, autor do crime, pagasse R$ 112 mil para a reconstrução da casa da idosa, além de R$ 1 mil para cada mês que ela ficou sem o imóvel, mas o Kardec não aceitou a decisão e recorreu da decisão no início de fevereiro.
Ainda segundo a advogada, durante esse período, também foi realizada uma audiência de conciliação entre a idosa e o empresário, mas não houve acordo entre as partes. Cristina Goobira conta que Allan Kardec só quer dar R$ 100 mil para tudo. No entanto, ela afirma que esse dinheiro não dá para construir a casa e comprar os móveis, que também foram destruídos.
1º Sarau da Secult reúne artistas na Praça da Normal
Secom PMVC

Em homenagem ao Dia Municipal da Cultura, comemorado no dia 14 de março, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu o  I Sarau Secult. O evento, que contou com diversas manifestações culturais, aconteceu nesse sábado (18), no anfiteatro da Praça da Normal.
Música, teatro, dança, poesia e outras manifestações artísticas fizeram parte do evento, que reuniu artistas profissionais e amadores e atraiu público de todas as idades. Além de dar espaços aos artistas locais, a ação também proporcionou mais um momento de lazer e entretenimento para a população.
Em nota Prefeitura assegura que vai continuar a ofensiva contra invasões em áreas públicas e de preservação ambiental
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista informa em nota que as casas derrubadas foram construídas de forma ilegal em uma área pública, protegida por lei, cabendo ao município cumprir a legislação e desocupar essas áreas.
Sobre o ato deste final de semana, a gestão informou que “a desocupação efetuada nesse final de semana, trata-se de terreno localizado em área de proteção ambiental na Serra do Periperi, com desmatamento volumoso de vegetação nativa, gerando para toda a população da cidade riscos ainda maiores de inundações com as chuvas, dos que já acontecem, depois de anos de impermeabilização da Serra sem drenagem de águas compatível com a ocupação”.
As ações irão continuar de modo a garantir a proteção das áreas públicas, que não pertencem a governo ou a pessoas particulares, mas sim ao patrimônio do município. “A estratégia de ocupação de terrenos públicos se intensificou estranhamente a partir de janeiro, indicando também interesses políticos nesse movimento, para desgastar a gestão que apenas se inicia”, diz a nota da prefeitura. Os invasores atuaram no Nova Cidade, Vila América, Cidade Maravilhosa, área ao lado do Creame dentre outras.
A prefeitura argumenta ainda que “nos últimos 10 anos os investimentos em habitação popular com recurso próprio são praticamente inexistentes em Vitória da Conquista, ficando exclusivamente a cargo do Minha Casa, Minha Vida, a política habitacional do município, caracterizada pela permissividade em relação à invasões, favelizando diversas regiões da cidade, potencializando com isso, inclusive, problemas de saúde e segurança”.
Secretário do Ministério da Agricultura afirma que não há 'risco sanitário' no país
ANPr/ SINDIAVIPAR
Secretário do Ministério da Agricultura afirma que não há 'risco sanitário' no país
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luiz Eduardo Pacifici Rangel, disse neste domingo (19) que "não há risco sanitário" no país por conta das denúncias reveladas pela Operação Carne Fraca. A declaração foi dada pelo secretário ao chegar no Palácio do Planalto para reunião com o presidente Michel Temer. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, além de representantes de frigoríficos devem comparecer ao encontro para discutir sobre as acusações da Polícia Federal. "Não existe risco sanitário medido no primeiro momento nas avaliações que fizemos das principais denúncias feitas pela Justiça. A ideia é que a gente consiga reagir rapidamente para poder tranquilizar a sociedade", explicou Rangel. A Operação Carne fraca, deflagrada nesta sexta-feira (17), apura fraudes em frigoríficos no Brasil e o pagamento de propina para agentes de fiscalização do Ministério da Agricultura. Funcionários de superintendências regionais dos estados de Paraná, Minas Gerais e Goiás eram pagos para facilitar a produção e fiscalização de alimentos adulterados. "Todas as informações citadas são preocupantes do ponto de vista de corrupção, mas, do ponto de vista sanitário, estamos tranquilos porque as questões sanitárias apontadas ali não trazem risco para a população nem para a exportação", disse o secretário. Entre outras irregularidades, os frigoríficos investigados teriam vendido carne fora da validade - usando produtos químicos foram usados pra maquiar o cheiro -, injetado água para aumentar o peso e inserido carne de cabeça de porco na linguiça.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Pousadas em Paraty se preparam para a Flip
Pousadas em Paraty se preparam para a Flip
Um dos eventos que mais movimentam a cidade de Paraty, a Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, já tem data marcada, 26 a 30 de julho. A expectativa é que mais de 30 mil pessoas passem pela cidade durante a Festa. Para receber todo esse público, as mais de 700 pousadas em paraty já estão se preparando para a Festa, com pacotes para quem quer curtir todos os dias ou apenas o final de semana. Os pacotes incluem também passeios turísticos pela cidade, descontos em restaurantes e até ingressos para a Flip. Quem deseja economizar na viagem pode se hospedar em um hostel em paraty. Como a maioria está localizado no centro histórico da cidade, o acesso ao Festival é rápido e fácil. Além de ser uma boa oportunidade para conhecer as riquezas e diversidade da cidade. Realizada anualmente, a Flip oferece atividades para todos os públicos que combinam performance, debates, artes cênicas e visuais, além do encontro entre os escritores e seu público. A cada edição a Festa homenageia um autor brasileiro – uma maneira de preservar, perpetuar, difundir e valorizar a língua portuguesa e a literatura do Brasil.
Sem cartas marcadas...
Mais de 300 pessoas participaram do sorteio de pontos de vendas da feira da Patagônia e Ceasa
Na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria de Serviços Públicos realizou o sorteio de aproximadamente trinta espaços de vendas que ainda estão vazios na feira do bairro Patagônia e na Ceasa. Mais de 300 pessoas realizaram sua inscrição para ser permissionário dos espaços disponíveis. Na Ceasa, os 37 espaços foram disputados por 229 inscritos. Já na Patagônia, foram colocados no sorteio 2 pontos de venda de frutas e verduras, um açougue e 6 pontos de venda de roupas, que despertaram o interesse de 80 pessoas.
De acordo com a coordenação de Serviços Públicos, o sorteio foi adotado para garantir justiça e transparência ao processo, democratizando o acesso aos espaços de venda. Esta também é uma forma de contribuir para geração de renda de diversas famílias, já que elas terão a oportunidade de comercializar os seus produtos.

COLUNISTA VIP:

TOTAL INSENSATEZ EM DIAS DE TORMENTA
Ricardo De Benedictis
“A Insensatez” parece-nos o termo ideal para definir os atos de alguns e os fatos divulgados na mídia e nem sempre negados pelos seus protagonistas e coadjuvantes, em vários níveis de governo, no Brasil e no mundo.
Na mesma semana em que o senador Renan Calheiros, que é réu no STF, dizer que o ex-presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha continua mandando no governo, mesmo preso em Curitiba, o fiel escudeiro do ex-deputado, o também deputado Carlos Marun (PMDB/MS) é eleito para presidir uma importante comissão na Câmara. E logo depois, o governador Pezão (PMDB/RJ) cria uma nova secretaria para nomear a ex-deputada Georgina Almeida e teve que recuar porque ela está condenada pela Justiça, com os direitos políticos cassados. São prejuízos mal calculados e atitudes mal pensadas em tempo de crise.
Na mesma ocasião o ex-presidente Lula depõe como réu na Lava-jato, em Brasília e faz uma peça de propaganda política bem pensada, visando o pleito de 2018. Ao mesmo tempo, um cidadão que vive da política,  sem cargos ou horários a cumprir, mas com polpudos salários, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, vem para o PDT de Lupi e aparece na TV como ‘salvador da pátria’, como se os brasileiros houvessem esquecido sua aliança eterna com Lula e Dilma. Ele apresenta saídas e solução para tudo, segundo diz. Enquanto isso, o PDT está sendo investigado por ter recebido propina da Odebrecht.
Provas práticas do Ciretran serão realizadas no Estacionamento do Lomantão
A partir de agora, as provas práticas promovidas pela 4ª Circunferência Regional de Trânsito (4ª Ciretran) de Vitória da Conquista serão realizada na área de estacionamento do Estádio Municipal Lomanto Júnior. Essa decisão foi possível graças a uma parceria entre o órgão e a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
A mudança atende a solicitações de motoristas e motociclistas que ficavam impedidos de trafegar no trecho da Avenida Brasil, localizado próximo ao Bosque da Paquera, nos horários das provas. Além do uso do espaço pavimentado em frente ao estádio, os alunos das autoescolas poderão usufruir da estrutura interna do Lomantão, a exemplo de sanitários e bebedouros.
Com o objetivo de proporcionar maior conforto aos participantes dos exames, a Ciretran será responsável pela colocação de toldos no local.

terça-feira, 14 de março de 2017

COLUNISTA VIP
A TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO VELHO CHICO
Ricardo De Benedictis
Quando na quarta-feira (10 de março de 2017) as águas do Rio São Francisco chegaram aos municípios de Sertânia – PE e Monteiro, na Paraíba, houve muita festa. Uns choravam, outros sorriam e houve até quem duvidasse da novidade. Água no sertão. Enfim, cumpre-se a profecia de Antonio Conselheiro ‘O Sertão vai virar mar’.
Não é bem assim. Para quem vê ano após ano, seu gado morrer, suas plantações não vingarem, quem vive sem água potável para beber, não há nada que possa dar uma idéia do que passa na cabeça de cidadãos sedentos e famintos. Sim, famintos. Onde não há água, não há comida. Daí porque tanta euforia.
Um projeto de transposição que foi pensado desde o Império, quando Pedro II declarou que seria capaz de ‘vender as jóias da Coroa’ para levar água para o Nordeste. E isso faz mais de um século. Enfim, o Eixo Leste funciona a partir de agora, inaugurado pelo presidente Michel Temer. Vamos dar a Cesar o que é de Cesar. A obra era pensada desde o Império. Pensada e pensada, mas não projetada. Na década de 1990, no governo Itamar Franco, foram dados os primeiros passos técnicos para a obra de transposição. Iniciaram-se os projetos que foram continuados no governo Fernando Henrique. Para se ter uma obra, há que se planejar. Não é num piscar de olhos que o gestor público realiza aquilo que lhe vem à mente ou o que ele deseja. Projetos e projetos foram sendo pensados no papel e o ex-presidente Lula deu a largada inicial das obras. Mas os projetos iniciais foram alterados, ao sabor das demandas regionais, uma vez que os estados do Rio Grande do Norte e do Piauí solicitaram, através suas lideranças políticas na Câmara e no Senado, a inclusão dos seus territórios no projeto de ‘transposição’.
A maior falha do projeto, entretanto, reside no fato de não ter havido preocupação do governo Lula em realizar obras de revitalização dos afluentes e da calha do próprio rio São Francisco, outrora navegável, mas que sofre com a perda de afluentes importantes e perda de nascentes desde o estado de Minas Gerais e na Bahia. Obras estas que agora estão sendo planejadas para evitar a morte do Velho Chico.
De qualquer forma, estamos a comemorar um grande feito dos brasileiros, realizada por vários governos em cerca de 25 de trabalhos, desde as reivindicações da SUDENE e dos políticos nordestinos. E é com muita alegria que saudamos nossos irmãos pernambucanos e paraibanos pela alvissareira notícia, com a qual nos confraternizamos e haveremos de cobrar que as obras de perenização dos afluentes e recomposição das matas das nascentes ainda existentes possam trazer segurança para que a água do São Francisco leve fartura e vida ao semi-árido nordestino.
É bom lembrar que as obras da transposição estavam paralisadas e se deteriorando no governo Dilma. Várias empreiteiras faliram por não receberem os valores que o governo federal devia. Temer providenciou a regularização, pagamentos e mandou retomar as obras que inaugura nesta sexta (10). O governador de S. Paulo, Geraldo Alkimin emprestou os conjuntos de bombas flutuantes que chegaram em carretas e instaladas, anteciparam a chegada das águas em mais de 40 dias. Sem querer retirar o mérito dos ex-presidentes Lula/Dilma, é bom dizer que a obra foi superfaturada em 300%. Custou três vezes mais e ainda faltam dois terços para ser concluída. E mais: os projetos foram deixados prontos para execução desde o governo Itamar Franco e Fernando Henrique. Não é obra de um dois ou mesmo três governos. A obra custou a cara do povo brasileiro e não pertence a qualquer pessoa em particular. A TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO VELHO CHICO pertence ao povo que pagou impostos para a consecução das obras. Ponto.
Contra a reforma da Previdência, bancários paralisam atividades nesta quarta
Contra a reforma da Previdência, bancários paralisam atividades nesta quarta
Os bancários decidiram em assembleia realizada nesta segunda-feira (13) pela paralisação das atividades das agências em todo o estado nesta quarta-feira (15), até às 12h. A decisão ocorre em adesão ao Dia Nacional de Luta contra a reforma da Previdência e as medidas tomadas pelo governo Michel Temer. No mesmo dia, à tarde, a categoria integra passeata com saída do Campo Grande a partir das 15h. 
GOVERNO ATENDE DEMANDA DE HÉRZEM E ANUNCIA REABERTURA DE HOSPITAL:
Em ligação a Herzem, secretário de Saúde anuncia reativação do Hospital Crescêncio Silveira
Nesta segunda-feira (13), em ligação ao prefeito Herzem Gusmão, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, confirmou a reativação do Hospital Crescêncio Silveira. O Hospital será reativado, inicialmente com 40 leitos. A demanda é uma antiga reivindicação do gestor municipal, mesmo antes de assumir o mandato. Durante a ligação, o prefeito solicitou ainda que, com a reabertura, o Hospital Crescêncio Silveira tenha total independência administrativa em relação ao Hospital de Base. Segundo o Herzem, a independência dará mais agilidade operacional ao equipamento público, sem repetir os mesmos erros do passado, quando era vinculado.
“Parabenizo o secretário Fábio Vilas Boas pela feliz decisão. Uma de nossas prioridades é a saúde e nós vamos estar sempre buscando melhorias na saúde da nossa cidade”, declarou  o prefeito. O Hospital Crescêncio Silveira é um dos hospitais mais antigos de Vitória da Conquista, inaugurado em 1953. Ele foi desativado como unidade hospitalar e, atualmente, no prédio funciona o Centro de Assistência Psicossocial, CAPS.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Herzem Gusmão: “Eu nunca dei prazo. O nosso prazo são os quatro anos de Governo”
Foto: BLOG DO ANDERSON

A meta que chegou a ser anunciada para a avaliação seria no 100º dia, ou seja, no próximo 10 de abril, mas o peemedebista Herzem Gusmão Pereira disse que o prazo de observação de sua gestão na Prefeitura de Vitória da Conquista será de quatro anos. “Eu nunca dei prazo. Eu acho que o nosso prazo são os quatro anos de Governo. Cem dias são poucos, João, porque nós pegamos uma Prefeitura desorganizada”, justificou ao repórter João Melo, do site Conquista News, durante entrevista nesta quinta-feira (9). “Uma Prefeitura, impressionante a desorganização e o tamanho da máquina, quase nove mil funcionários. Isso é impressionante. Existiam mais de 500 cargos de confiança. Então nós estamos reduzindo o tamanho da máquina”, salientou. Segundo ele a meta agora será confirmar os quase nove mil servidores da Administração Municipal. “ Vamos procurar agora numa Reforma Administrativa, conjugada a Reforma Administrativa um recadastramento. Estamos procurando onde estão esses nove mil e logo com certeza nós poderemos ter a possibilidade, hoje está havendo uma cobrança, mas essa cobrança não pode ser agora em relação a concursados, chamar concursados, nós estamos batendo o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. 54%. Se você chamar concursado agora você estoura. Vamos enxugar a Prefeitura, conhecer a realidade dela para saber se vamos ou não convocar esses concursados. Portanto João, é uma missão difícil, mas não é impossível, Deus no comando, Deus operando, Deus abençoando. Esse ano, eu já ouvi as pessoas estão proclamando que esse ano será um ano de crescimento e eu creio. Essa é uma cidade abençoada e essas palavras proféticas haverão de prosperar”, completou.
Na Paraíba, Temer acompanha chegada das águas ao eixo leste da transposição

Ministério da Integração Nacional        Na Paraíba, Temer acompanha chegada das águas ao eixo leste da transposição
O presidente Michel Temer viaja a Campina Grande, na Paraíba, para visitar um complexo de empreendimentos e acompanhar a chegada da transposição do Rio São Francisco. Segundo informações da Agência Brasil, ele deve chegar às 11h30 a Campina Grande, onde foi construído o Complexo Multimodal Aluízio Campos, que abrigará diversos empreendimentos comerciais, industriais, científicos e tecnológicos, e empresas do setor de logística. O centro é situado próximo a terminais rodoviários, aeroviários e portuários, além de ferrovias, gasoduto e às BRs-104 e 230 e atuará no escoamento da produção da região. Na sequência, ele irá aos municípios de Sertânia e Monteiro, na divisa entre Pernambuco e Paraíba, onde ocorrerá chegada das águas, que conclui a etapa do eixo leste das obras. Temer vai abrir a comporta de um dos trechos da transposição e assinará ordem de serviço para a adequar a capacidade da BR-230, no trecho Cabedelo-Oitizeiro, com a criação da terceira faixa em alguns pontos e a construção de viadutos e passarelas. O investimento total será de R$ 255 milhões, aplicados a 28 quilômetros de rodovia.
Homem é preso com material inflamável próximo ao hotel Iberostar  

Divulgação / Corpo de Bombeiros  
Praia do Forte: Homem é preso com material inflamável próximo ao hotel Iberostar
Um homem que portava “artefatos incendiários” foi preso na noite desta quinta-feira (9), por volta das 19h, por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) próximo ao hotel Iberostar Praia do Forte. Os bombeiros atuavam há dias no local, no combate ao incêndio em vegetação que iniciou na região no final de fevereiro. Os incêndios tinham dois focos: na Reserva Sapiranga e na Reserva Klaus Peter, que fica próxima ao resort – na última, os focos foram percebidos desde o último dia 27 e estavam retornando. Na semana passada, 80 pessoas se organizaram para debelar as chamas, entre miliares, agentes da Guarda Civil Municipal de Mata de São João e funcionários do hotel. Nesta segunda, o Ministério Público do Estado (MP-BA) abriu dois inquéritos civis para investigar os incêndios (clique aqui). Ainda não há confirmação de que o homem flagrado com material inflamável seja o causador dos incêndios. Ele foi conduzido por uma equipe da 53ª Companhia Independente de Polícia Militar (53ª CIPM/Mata de São João), para a Delegacia de Lauro de Freitas. Sua identidade não foi divulgada.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Rio de Contas: Incêndio em parque natural é extinto, declara Corpo de Bombeiros
Foto: Reprodução / Bombeiros Militares
Rio de Contas: Incêndio em parque natural é extinto, declara Corpo de Bombeiros
O incêndio no Parque Natural Pico das Almas, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, foi declarado como extinto no final da tarde desta quarta-feira (8) pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com o G1, já são 72 horas de monitoramento constante sem registro de pontos de calor ou novos focos de incêndio. Desde a segunda-feira (6), o fogo já era considerado controlado. Conforme a secretaria municipal de meio ambientem, a área destruída pelo fogo ainda está sendo avaliada. O Corpo de Bombeiros Militar informou que a região de Rio de Contas faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Barbado. Não há informações sobre o que pode ter provocado o incêndio. Junto como os Bombeiros, voluntárias da Brigada Gaviões da Chapada também ajudaram nos trabalhos. As chamas que devastaram parte do Parque Natural Pico das Almas começaram no dia 3 de março.
Prefeito discute combate à violência durante visita a órgão de segurança
 Ascom / Prefeitura (Conteúdo)

Dando continuidade a agenda de visitas às forças de segurança que atuam em Vitória da Conquista, o prefeito Herzem Gusmão esteve na sede do Comando de Policiamento da Região Sudoeste, na tarde de terça-feira, 7.
Além de conhecer a dinâmica de trabalho do comando geral, que conta com um efetivo de 1.050 policiais e 30 viaturas, o prefeito debateu questões relacionadas à violência em Vitória da Conquista. “É preocupante o que está acontecendo em nossa cidade; somente no ano passado foram mais de 200 mortes violentas, a maioria de jovens. Entendo que todos nós precisamos trabalhar para mudar essa realidade: a família, o Estado, a Prefeitura, a Polícia Militar, a igreja”, destacou. Na oportunidade, Herzem mencionou alguns projetos que visam atender ao público infanto-juvenil. “Nós haveremos de mudar essa realidade com uma boa escola, com atividades esportivas, inclusive já estamos organizando, em parceria com o Sesi, os Jogos Estudantis da Juventude”, completou o gestor.
Responsável pelo Comando de Policiamento da Região Sudoeste, o coronel Inácio Paz de Lira Junior também lembrou a importância do trabalho conjunto. “Encontros como esses são positivos, na medida que promovem a integração de todos os órgãos buscando atender as necessidades da população”.
A 77ª e a 78ª companhias independentes de Polícia Militar de Vitória da Conquista também receberam a visita do prefeito municipal e de sua equipe.
Reunião itinerante do Pacto Pela Vida é realizada em Vitória da Conquista
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Na manhã desta quinta-feira (9), o governador da Bahia, Rui Costa, desembarcou em Vitória da Conquista para cumprir uma extensa agenda. Pela manhã, Rui participou da segunda reunião itinerante do Pacto Pela Vida (PPV), que conta com projetos educacionais, culturais e de oportunidades para jovens e também moradores dos bairros e comunidades.
As reuniões itinerantes têm como objetivo aproximar as instituições de segurança pública do estado para dialogar e planejar ações e alcançar a redução dos indicadores de violência. Assim, o encontro contou com a participação de autoridades da área, representando a sociedade civil, municípios, Estado, União, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Defensoria Pública.
“Queremos ouvir o que precisa ser melhorado e, de preferência, já com uma solução para o problema. Se não houver soluções sugeridas aqui, haveremos de encontrar posteriormente essas soluções”, afirmou o governador durante o encontro.
MEC divulga regras para ocupação de vagas remanescentes do Fies
Estadão Conteúdo
MEC divulga regras para ocupação de vagas remanescentes do Fies
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (9) portaria com as regras para a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2017. De acordo com o texto, as mantenedoras de instituições de ensino participantes da seleção devem acessar o Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) para informar os cursos nos quais não houve formação de turma. As empresas, segundo a portaria do MEC, são obrigadas a fornecer essa informação a partir desta quinta-feira até a próxima terça-feira, dia 14 de março.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Agências da Caixa abrem neste sábado para saque do FTGS
As Agências da Caixa Econômica Federal abrirão neste sábado, 11, exclusivamente, para fazer o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além deste sábado, está previsto o funcionamento do banco nos dias 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho, com atendimento sempre das 9 às 15 horas.
Oitocentos e vinte e três mil trabalhadores baianos poderão fazer o saque das contas inativas do FGTS, segundo dados da Caixa Econômica Federal. Tem direito ao benefício quem pediu demissão ou foi demitida por justa até 31 de dezembro de 2015 e não sacou o FGTS.
Na Bahia, estão disponíveis mais de R$ 909 milhões para o pagamento. O saque do FGTS das contas inativas começou nesta semana e segue calendário determinado de acordo com a data de nascimento dos trabalhadores.
Aprovados em concurso para professor reivindicam convocação
Na manhã desta terça-feira, 7, um grupo de professores aprovados no Concurso Público Municipal de 2013 realizou uma manifestação em frente ao prédio da prefeitura de Vitória da Conquista. Os professores reivindicaram a convocação imediata.
Logo após a manifestação, os professores foram recebidos por membros da Administração Municipal. Na oportunidade, os representantes do governo informaram que a convocação ocorrerá dentro das possibilidades do erário municipal, em observância absoluta à Lei de Responsabilidade Fiscal.  Aos professores foi explicado ainda que que está sendo feito um movimento de organização interna na Prefeitura, com a realização de um censo dos servidores, para se ter conhecimento sobre a realidade do quadro, casos de desvio função e ainda a avaliação do critério de prevalência do interesse público sobre o particular. Após esse processo, deve ser realizada a convocação dos aprovados no concurso público para as vagas constantes do edital, que arbitrou o processo seletivo.
 Em discurso de posse, novo ministro da Justiça compara lista de Janot à de Schindler
Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados
 Em discurso de posse, novo ministro da Justiça compara lista de Janot à de Schindler
Em seu discurso de posse, o novo ministro da Justiça, Osmar Serraglio, comparou a lista de Janot à de Schindler. Ele afirmou que fez a relação porque, de acordo com ele, os nomes da lista de Schindler também não eram conhecidos, assim como ocorre neste momento com os da lista do procurador-geral da República. “Ninguém conhecia a lista de Schindler. Eu não acho nada da lista do Janot. Eu não sei o que tem lá”, afirmou causando constrangimentos na plateia. Janot deve divulgar nos próximos dias a lista com os nomes de políticos dos quais pedirá abertura de inquérito para investigar denúncias feitas por delatores da empreiteira Odebrecht. “Ninguém conhecia a lista de Schindler. Eu não acho nada da lista do Janot. Eu não sei o que tem lá”, afirmou o novo ministro, causando constrangimentos na plateia, segundo a Coluna do Estadão. A famosa e histórica lista de Schindler trazia os nomes dos judeus que trabalharam para o empresário alemão Oskar Schindler e que acabaram salvos por ele do Holocausto promovido por Adolf Hitler na 2ª Guerra Mundial. Durante todo seu discurso o ministro não mencionou a operação Lava Jato. A Polícia Federal, uma das integrantes da força-tarefa da operação, está sob a batuta do Ministério da Justiça.
Prefeitura pavimenta ruas do bairro Jurema
Ascom / Prefeitura / Conteúdo

O asfalto novo está chegando para melhorar a qualidade de vida de dezenas de moradores das ruas Lima e Bogotá, no bairro Jurema. Durante esta semana, a Prefeitura de Vitória da Conquista está trabalhando na pavimentação das vias.  A obra foi viabilizada com recursos provenientes de emenda parlamentar, cujo contrato de repasse é no valor de R$ 245.850, prevendo serviços de pavimentação e recapeamento em ruas dos bairros Alto Maron (já realizados) e Jurema.
A pavimentação das vias – cada uma com cerca de 450 metros entre a avenida Bartolomeu de Gusmão e a BR-116 – está sendo feita por meio de um trabalho conjunto entre setores da Administração Municipal. Na primeira etapa, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte faz um intenso trabalho de limpeza da rua: inicialmente, é feita a retirada do chamado “material grosso”; e, em seguida a “limpeza de acabamento”, com o auxílio de um compressor. O objetivo é deixar a via totalmente limpa e com o mínimo de poeira – o que, em seguida, facilitará a aderência do material asfáltico ao solo.
Aí, entram em cena os servidores e máquinas da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), também executando uma ação em dois atos: primeiro, a aplicação de uma camada de asfalto para nivelar e equilibrar o calçamento irregular da via; e, logo depois, com a passagem da última camada, finalizando o serviço.
‘Prazer e satisfação’ – Na tarde desta terça-feira, 7, uma parte da rua Bogotá, próxima à avenida Bartolomeu de Gusmão, já estava com a pavimentação concluída. E, no restante da rua, as máquinas aplicavam a primeira camada de asfalto, responsável pelo nivelamento.

terça-feira, 7 de março de 2017

Vândalos destroem equipamentos
 e até plantas em praça de 
Vitória da Conquista
BLOG DO ANDERSON

A Praça Juiz Crésio Dantas Alves, popularmente conhecida como Praça da Normal, uma das mais tradicionais de Vitória da Conquista, foi reconstruída pela Prisma Incorporadora através de uma Parceria Pública-Privada (PPP). O equipamento ainda não teve inauguração oficial, no entanto em menos pouco pais de dois meses da conclusão das obras já apresenta sinais de vandalismo.
A beleza desse espaço se transformou num cartão postal e na manhã desta segunda-feira (6) as imagens mostram destruições. No parque infantil diversos equipamentos foram quebrados e outros furtados. Os vândalos não têm perdoado nem mesmo a parte vegetal, pois levaram algumas mudas e destruíram o que em breve poderia ser uma linda palmeira.
O anfiteatro também é alvo dos destruidores e os rabiscos estão por todo lado. No momento da reportagem um jovem jardineiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fazia a manutenção diária em toda a Praça da Norma que recebe cerca de 30 mil visitantes por mês. Outro transtorno registrado  fica por conta do descarte de lixo neste local, ação que será combatida pela Coordenação Municipal de Limpeza Pública.
Março-mulher_pmvc
Prefeitura vai convocar aprovados em Concurso e Seleção Pública em Vitória da Conquista
BLOG DO ANDERSON
Resultado de imagem para Marcelo Melo-Vitoria da Conquista
Para suprir a demanda na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação estará convocando aprovados no Concurso e Seleção Pública em Vitória da Conquista. A chamada acontece por conta de uma série de contratos que vencem na próxima semana. As informações são do secretário municipal da Educação, Marcelo de Melo Silva. De acordo com Melo, essa situação também está na lista de heranças recebidas da gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade. “Venceram os 48 meses [dos contratos] o pessoal não pode mais continuar trabalhando na Prefeitura. Tem que fazer uma quarentena de seis meses. Fizemos uma chamada de aproximadamente 400 da seleção passada, muitos destes convocados não se apresentaram ou pediram reclassificação porque não tinham interesse em trabalhar. Então não foi suprida toda a demanda, já conversamos e apresentamos ao prefeito uma nova demanda da Secretaria e essa demanda vai estar sendo atendida, estaremos fazendo ainda essa semana uma nova convocação não só da Seleção, mas também do Concurso”, afirmou melo. Segundo ele o processo avalizado pelo prefeito Hezem Gusmão Pereira encontra-se na Procuradora Geral do Município. “Nós vamos estar fazendo essa convocação e regularizando a questão de professores”, complementou durante entrevista ao Sudoeste Agora, via Rádio Clube de Conquista, nesta segunda-feira (6).
Imprensa Marrom...
“Não se busca a censura, se busca a verdade dos fatos”, diz advogado da Prefeitura"
O falso boato envolvendo uma invasão à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista deverá parar na Justiça. Nesta segunda-feira (6), em entrevista ao programa Sudoeste Agora, o advogado Ademir Ismerim afirmou que a Administração irá acionar os responsáveis pela divulgação do boato legalmente. Radialistas e blogueiros são alvos da ação.
“As criticas negativa são permitidas, dentro da racionalidade, dentro daquilo que seja a verdade. A crítica não pode desbordar para a ofensa e para levantar mentiras e aleivosias contra as pessoas. Isso será posto a apreciação do Poder Judiciário, juntamente com o Ministério Público, para que as pessoas que estão atacando sem nenhum fundamento se expliquem e respondam por isto”, afirmou Ismerim.
O advogado da Prefeitura de Vitória da Conquista também afirmou que “a Administração atual não vai sair caçando as bruxas, como alguns acham que deveriam fazer e como alguns fizeram no passado”. “O que se pode fazer é, quando houver irregularidades que digam respeito à administração, a gente tome as providencias. Sem que isso se constitua uma censura, porque não se busca a censura, se busca as verdades dos fatos”.
Para Ademir Ismerim, ações dessa natureza são algo “normal”. “Aquele que se sente ofendido busca o judiciário para tentar estancar essa forma de imprensa que não se preocupa com a verdade, se preocupa mais em denegrir a imagem dos outros”.
CPI pode ser aberta Já!
Deputado revela que Via Bahia o chamou para “conversa” após denúncias na Al-BA
Com informações / Breno Cunha / breno@varelanoticias.com.br
“Eu consegui hoje o contrato de concessão da ViaBahia, é uma maçaroca grande, vou levar pra casa e tentar dissecar. Eu tenho denúncias graves sobre isso, e preciso estudar, porque eu não sou de fazer denúncia temerária. Fazer denúncia e estudar depois é complicado”, disse.
O parlamentar ainda revelou ter sido procurado pela Via Bahia para “conversas” após ter feito denúncias em Plenário, há dois meses. “Tenho sido procurado pela Via Bahia para recebê-los aqui em meu gabinete, eu não os recebi”, disparou Targino.
Condenada pela Justiça, Via Bahia acumulou polêmicas nos últimos meses
Em fevereiro, a Via Bahia foi condenada pela Justiça Federal a instalar serviços e equipamentos na BR 324 por descumprimento de prazos de instalação de diversos serviços na via, como os sistemas de controle de tráfego, de pesagem, de comunicação e de atendimento ao usuário. Em nota enviada ao VN, a “ViaBahia Concessionária de Rodovias S.A. informa que está à disposição de todos àqueles que demonstram dúvidas ou que necessitam de respostas da Concessionária sobre os assuntos referentes ao Contrato de Concessão firmado com o Poder Público, através da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Este posicionamento da ViaBahia demonstra transparência nos seus negócios e a preocupação com os diversos setores da sociedade”.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Odebrecht deu dinheiro às Farc durante 20 anos para executar obras na Colômbia
Foto: Divulgação
Odebrecht deu dinheiro às Farc durante 20 anos para executar obras na Colômbia
Em troca de permissão para atuar nos territórios controlados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a Odebrecht teria dado dinheiro nos últimos 20 anos para a guerrilha colombiana. As informações foram divulgadas na revista Veja, na edição publicada nesse fim de semana. A realização de pagamentos, que variavam entre US$ 50 mil a US$ 100 mil por mês foi confirmada por dois executivos da Odebrecht. As transferências eram classificadas como "custo operacional" ou "tributo territorial" nas contas da empresa. De acordo com a Veja, os pagamentos começaram em 1990 depois que as Farc sequestraram dois executivos da empresa. Obras como a Ruta del Sol, estrada de mais de 500 quilômetros, foram construídas a partir do dinheiro. No mês passado a Justiça colombiana encerrou o contrato.
Saques do FGTS inativo começam na próxima sexta-feira
Foto: Reprodução / Agência Brasil
Saques do FGTS inativo começam na próxima sexta-feira
Mais de 4,8 milhões de trabalhadores que têm contas inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e se enquadram nas regras definidas pelo governo poderão sacar o valor depositados nas contas na próxima sexta (10). Os trabalhadores com contas inativas do FGTS e que fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro poderão sacar o valor entre 10 de março e 7 de abril. O primeiro lote equivale a 16% do total de pessoas com direito a retirar a quantia. O saldo de todas as contas inativas é de R$ 43,6 bilhões. Caso o trabalhador perca o prazo, ele só poderá sacar o valor quando se aposentar, comprar moradia própria ou se enquadrar nas outras possibilidades de saque. Para sacar, o trabalhador deve ter carteira assinada e ter pedido demissão ou ter sido demitido por justa causa com o contrato finalizado até 31 de dezembro de 2015. Filhos, cônjuges e dependentes de trabalhadores que já morreram também poderão sacar os recursos em contas inativas do FGTS.
Mal do PT é incalculável
Com informações do Diário do Poder (Conteúdo)
Governo descobre diariamente ‘Bombas-relógio’ deixadas pelo PT
Não há um só dia que deixe de chegar ao presidente Michel Temer algum novo “jabuti em cima de árvore”, no governo federal – de privilégios para grupos de servidores, de custo insuportável ao Tesouro Nacional, à aprovação de leis e medidas provisórias para atender ao lobby de empresários amigos. Temer desabafou em conversa com esta coluna: “O mal que os governos do PT fez a este país é incalculável!”. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.O adágio popular ensina que jabuti (ou cágado) não sobe em árvore, por isso, se está lá, “é enchente ou mão de gente”.
Impressionam Michel Temer as revelações sobre a compra e venda de medidas provisórias no balcão de negócios dos governos Lula e Dilma.
Em depoimento esta semana, Marcelo Odebrecht disse ter comprado a MP do Refis por R$ 50 milhões, para beneficiar sua empresa Braskem.
A venda de medidas provisórias para beneficiar empresas do setor automotivo já apareceu na Operação Zelotes, que investiga o Carf.
Coordenação de Políticas para Mulheres celebra o mês de março
pmvc
Março-mulher_pmvc
Com o tema “Sejamos Fortes e Corajosas” a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, vai celebrar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Durante o mês de março serão desenvolvidas atividades que destacam o papel protagonista da mulher e que colaboram com a busca da autonomia feminina.
A programação será realizada nos espaços que oferecem serviços da Prefeitura, como os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e os Centros de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, além de uma ação social comemorativa do Dia Internacional da Mulher, no Espaço Glauber Rocha, no dia 11 de Março, das 08h às 13h, com o apoio de diversos parceiros.
“O desafio do Governo Municipal é fazer com que as mulheres de Vitória da Conquista tenham na Coordenação de Políticas para Mulheres a referência de luta pela causa e apoio na trajetória de autonomia que desejamos que cada mulher tenha” informou a coordenadora Sabrina Menezes. A ação do dia 11 busca um trabalho conjunto com os demais serviços para que a informação alcance a mulher e garanta o acesso aos instrumentos que possibilitam autoconhecimento, empoderamento e mudança de realidade.
A programação do março Mulher começa no dia 08/03 com a entrega do Loreta, na Câmara, e segue durante o restante do mês.
Força-tarefa enxerga nova ofensiva de políticos contra Operação Lava Jato
Ricardo Brandt, Fausto Macedo, Julia Affonso | Estadão Conteúdo
Força-tarefa enxerga nova ofensiva de políticos contra Operação Lava Jato
O discurso de que a Operação Lava Jato atravanca a retomada da economia no país, conjugado com a virtual queda de interesse das pessoas sobre o tema do enfrentamento à corrupção e a articulação crescente de políticos emparedados pelo escândalo para aprovar leis de salvaguarda aos investigados, colocaram os procuradores da força-tarefa, em Curitiba, na defensiva. "Estão tentando um esvaziamento lento e gradual da operação, mas a Lava Jato tem força própria." A opinião do mais antigo dos procuradores da força-tarefa, que investiga a corrupção na Petrobras, Carlos Fernando dos Santos Lima, é fruto de tensão ímpar que tomou o QG da Lava Jato, no sétimo e oitavo andares do Edifício Patriarca, região central de Curitiba, neste início de 2017. Às vésperas de completar três anos de investigação, a força-tarefa da Lava Jato está entrincheirada, à espreita do mais pesado bombardeio a enfrentar - fruto da reação de políticos com o avanço dos processos, no Supremo Tribunal Federal (STF), e do "tsunami" que representará a delação premiada da Odebrecht. Dos três fatores que representam um risco para a Lava Jato, na avaliação de integrantes da força-tarefa, a narrativa propalada para a opinião pública, de abusos jurídicos e de que a operação é a responsável pela crise econômica do Brasil, é o que mais preocupa. "O sistema político disfuncional é o que atrapalha a economia, não a Operação Lava Jato", diz Lima. Aos 52 anos e prestes a se aposentar, o tom efusivo e as bochechas avermelhadas do procurador são os sinais mais aparentes da preocupação que aflige a equipe diante desse "inimigo oculto". Formada por 13 procuradores da República, que atuam exclusivamente no caso, a avaliação comum entre membros da força-tarefa é que a "corrupção enfraquece o potencial competitivo da indústria nacional" e, por isso, precisa ser atacada - mesmo que gere um período de efeitos negativos na economia. "Precisamos resolver isso. É possível manter um bom desempenho econômico por um, dois, cinco anos por conta de commodities, boom no exterior, entrada de dólares. Mas basta uma queda, e o sistema político disfuncional vai se revelar e desestabilizar a situação", diz Lima. Para o procurador, o "sistema disfuncional" é o que usa a corrupção como forma de financiamento político e eleitoral, num ciclo em que empresas abastecem esse caixa paralelo em troca de negócios com os governos. "Mantida a situação atual, de corrupção e deturpação do regime democrático, outras crises econômicas virão", alerta. Não é a primeira vez que a Lava Jato se vê sob ataques. Acusações de que o caso Petrobras se sustenta em prisões abusivas, investigações ilegais e que exista um fundo político partidário nas apurações, são algumas das críticas recorrentes. Foi assim em novembro de 2014 - ano inaugural do escândalo -, quando foram levados para a cadeia os primeiros empreiteiros, em junho de 2015, quando o dono da maior empreiteira do país, Marcelo Bahia Odebrecht, foi preso, ou mesmo em março de 2016, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi levado coercitivamente para depor. O que diferencia a atual contraofensiva, na avaliação dos investigadores, é que a narrativa que atrela a crise econômica ao trabalho da Lava Jato dá maior força à articulação de parlamentares e políticos investigados. Associada ao menor interesse das pessoas no caso, com a longevidade do escândalo e a redução das operações ostensivas, com prisões e buscas policiais, e à mudança de discurso de setores que apoiaram as investigações até a destituição da ex-presidente Dilma Rousseff, essa nova ofensiva pode representar o primeiro grande revés. Em três anos, a operação deflagrada em 17 de março de 2014, por uma força-tarefa do Ministério Público, Polícia e Receita Federais, formada em Curitiba, levou para a cadeia 188 pessoas, entre elas importantes nomes do governo e também proeminentes empresários. Hoje, nas celas da Lava Jato, estão detidos os ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu, os ex-deputados Eduardo Cunha e André Vargas e o presidente afastado da maior empreiteira do país, Marcelo Odebreht. Com 38 fases deflagradas e premiada internacionalmente - na entrada do QG há um altar com as tabuletas de honraria - , a Lava Jato em Curitiba entra em uma nova fase, em que as grandes operações de buscas e prisões serão reduzidas, afirmam Lima e o procurador da República Deltan Dallagnol. Coordenadores da força-tarefa, eles defendem que a sociedade continua a ser o principal "escudo" contra a ofensiva de políticos e demais setores, que tentam minar o avanço das investigações. "É um risco que o interesse comece a cansar as pessoas", avalia Dallagnol. Para os investigadores, a "Lava Jato, por si, não é capaz de resolver o problema". "Mas ela criou a condição para que se comece a alterar esse sistema político disfuncional e corrupto", diz Lima.

sexta-feira, 3 de março de 2017

LUTO: Paulo César Mascena, aos 58 anos
Foto: BLOG DO ANDERSON

É com muito pesar que noticiamos o falecimento de Paulo César Mascena, de 58 anos. Paulo Mascena foi um dos responsáveis pela nova fase da Cultura Conquistense, com os seus inúmeros eventos durante a sua passagem como coordenador do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
Ele também atuou no campo político, quando foi assessor do ex-deputado federal Edigar Evangelista dos Anjos (PV-BA), o Mão Branca, e na TV Sudoeste. Mascena estava internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista lutando contra câncer, onde faleceu na madrugada desta sexta-feira (3). Logo mais o BLOG DO ANDERSON estará trazendo as informações sobre funeral e sepultamento.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Após reforma de R$ 20 mil, Temer desiste de morar no Palácio do Alvorada
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
Após reforma de R$ 20 mil, Temer desiste de morar no Palácio do Alvorada
Depois de apenas 11 dias no Palácio da Alvorada, o presidente Michel Temer (PMDB) contou a aliados que não se acostumou com a estadia e decidiu voltar a morar no Palácio do Jaburu. Segundo informações da Folha de S. Paulo, citando auxiliares do governo, Temer disse que a residência oficial da Presidência da República é "grande e longe demais". Para ele, o Jaburu é um local "mais aconchegante" para sua família. Como o peemedebista passou o feriado de Carnaval na Bahia, os funcionários da Presidência aproveitaram o período para realizar a mudança. Temer havia se mudado para o Alvorada no último dia 17, depois de realizar uma série de reformas, que chegaram a R$ 20,2 mil. Além de tela de proteção para o filho pequeno, Michelzinho, as obras compreenderam mudanças na tapeçaria e peças de obra de arte. De acordo com a publicação, Marcela não gostava do tom escuro de parte da mobília e pediu para substituir alguns sofás por outros de tonalidade mais clara. Com a nova mudança, o Alvorada volta a ser ponto de eventuais reuniões políticas do presidente.
Prefeitura recuperou estrada do Iguá durante o feriado de Carnaval
Ascom / Prefeitura 

No total, foram recuperados 10 km de estrada, com patrolamento e aplicação de cascalho
Desde o sábado, 25, até o início da tarde desta quarta-feira, 1º, enquanto milhares de pessoas curtiam a folia do Carnaval Conquista Cultural na Praça da Bandeira, máquinas e servidores da Prefeitura operavam na estrada que começa na BR-116, na altura do povoado de São José, e dá acesso ao distrito de Iguá, a cerca de 6 quilômetros dali.
“Viramos o Carnaval trabalhando lá”, informa o secretário municipal de Agricultura, Arlindo Rebouças. Segundo ele, foram feitos os serviços de patrolamento e aplicação de cascalho em alguns pontos onde era necessário melhorar as condições de tráfego.
“O que fizemos foi dar uma boa recuperada na estrada. Colocamos cascalho, melhoramos o piso, e o resultado ficou ótimo”, explicou Rebouças.
No total, foram recuperados 10 quilômetros de estrada, o que facilitará o acesso não apenas ao Iguá, mas também ao distrito de Bate-Pé e a outras localidades da região. E a próxima intervenção já está marcada para começar na quinta-feira, 2: trata-se de uma operação tapa-buracos na estrada que leva ao povoado de Baixão de Iguá.
Receita Federal começa a receber declarações de imposto de renda nesta quinta
Resultado de imagem para Imposto de renda

Receita Federal começa a receber as declarações do Imposto de Renda 2017 a partir das 8h desta quinta-feira (2). O prazo para envio do documento segue até as 23h59 do dia 28 de abril. Neste ano deverão ser declaradas as rendas dos contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2016; aqueles que receberam rendimentos isentos maior do que R$ 40 mil no ano passado; e quem obteve em qualquer mês de 2016 ganho de capital com alienação de bens ou direitos ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros ou semelhantes. Além destes, devem declarar também quem obteve receita bruta acima de R$ 142.798,50 em atividade rural; posse ou propriedade de bens de valor total superior a R$ 300 mil em 31 de dezembro; quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e estava nessa condição no último dia do ano passado. De acordo com o Fisco, citado pelo G1, a pessoa física deve relacionar os bens e direitos no Brasil e no exterior, assim como suas dívidas, exceto saldos em contas-correntes abaixo de R$ 140,00 e bens móveis com valor abaixo de R$ 5 mil - com exceção de carros, embarcaçõese aeronaves. Valores de ações, ouro ou outro ativo financeiro com valor abaixo de R$ 1 mil não precisam ser declarados, da mesma maneira que dívidas menores do que R$ 5 mil em 31 de dezembro de 2016. Os contribuintes terão que informar também o CPF dos dependentes a partir de 12 anos, não mais 14. A declaração poderá ser feita por meio do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), online, na página do próprio Fisco, ou por meio do serviço "Fazer Declaração", disponível para tablets e smartphones. As restituições começarão a ser pagas em junho. 
OPINIÃO da IMPRENSA
Programa Jornalistico que abalou o Rádio Conquistense volta ao ar
 nessa quinta
Com apresentação de Ricardinho De Benedictis e Nelival Sá e a participação do empresário Kleber Avelino, esta de volta a Rádio Conquistense o Opinião da Imprensa. O programa tem um estilo diferente de conduzir comentários e analisa os fatos políticos com isenção e bom humor. Hoje as 13 hs na sua reestreia terá a participação do Dr Noélio Duarte, Ricardo De Benedictis, Hebenezer Fagundes e convidados. IMPERDÍVEL, na Melodia FM 87,9.  

quarta-feira, 1 de março de 2017

Operação Cata Bagulho
Prefeito vibra com sucesso dos mutirões de limpeza; ouça o comentário
BLOG DO ANDERSON
Resultado de imagem para Herzem Gusmão
Ainda sem equipamentos e insumos disponíveis, atividades como asfaltamento e até mesmo distribuição de água na Zona Rural estão quase que paralisadas em Vitória da Conquista. Enquanto o maquinário não seja viabilizado, o prefeito Herzem Gusmão Pereira tem evitado multidões e focado suas atenções para a limpeza pública com os mutirões, que tem sido muito elogiado pelo conquistense. Na última semana ele vibrou com a “Operação Cata Bagulho”, que inclusive ganhou destaque em todo o Brasil. Em seu comentário da Rádio Brasil no último dia 22 de fevereiro, Gusmão Pereira voltou a fazer um balanço com muitos elogios a sua gestão. Segundo o vereador Luís Carlos Batista de Oliveira (PTB), que também participa do programa, entre as principais demandas do conquistense está a questão da pavimentação asfáltica, mas o radialista-prefeito se esquivou. “O povo está reclamando do asfalto, mas está satisfeito com o mutirão de limpeza”, afirmou o peemedebista. Ouça o comentário na íntegra.
Depois da morte da esposa, vereador Hermínio Oliveira emitr nota de agradecimento
O vereador Hermínio Oliveira, que perdeu a esposa, dona Mariza Mendonça Oliveira, no último sábado  (25), vítima de um acidente automobilístico, emitiu uma nota de agradecimento. Confira a nota:
“Há momentos na vida em que nada é capaz de realmente nos acalentar o coração, mas saber que temos amigos e pessoas que nos amam, traz algum conforto.
Quero agradecer carinhosamente a todos os meus familiares e amigos, colegas e funcionários de Câmara, a toda Imprensa falada e escrita pela atenção, enfim, todos que manifestaram as suas condolências e pêsames pela minha grande perda. Pelos gestos e palavras de conforto, e pelo carinho e atenção que tiveram comigo e com toda a minha família.
Deixo a todos vocês os meus mais sinceros agradecimentos e um abraço amoroso. O coração ainda dói, mais a vida tem que prosseguir. Muito obrigado!”
Dona Mariza, nascida e criada no bairro Guarani tinha 53 anos de idade e foi casada com o vereador Herminio Oliveira por 38 anos.
Odebrecht será ouvido nesta quarta pelo TSE em ação contra chapa Dilma-Temer
Odebrecht será ouvido nesta quarta pelo TSE em ação contra chapa Dilma-Temer
O empresário Marcelo Odebrecht vai prestar depoimento na tarde desta quarta-feira (1º) ao corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Herman Benjamin. Ele será ouvido como testemunha na ação do PSDB que pede a impugnação dos mandatos da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer por suposto abuso de poder político e econômico na eleição de 2014. A audiência deve acontecer às 14h30, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O julgamento do processo que pode cassar a chapa Dilma-Temer, eleita em 2014, deve ficar para o segundo semestre deste ano.